O Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira” tem como principal objectivo realçar e promover as pessoas ou entidades que se destacaram na área ambiental em Portugal. É uma homenagem a um dos mártires da causa ambiental, o fotógrafo português Fernando Pereira, morto no ato de sabotagem do navio do Greenpeace que, há 20 anos, tentava impedir a realização de testes nucleares franceses no Atol de Mururoa no Pacífico.
Instituído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, divide-se em dois prémios: o Prémio Fernando Pereira (desde 1999) e o Prémio Carreira (desde 2003). Este último, expressa o reconhecimento do movimento ambientalista, pelo trabalho em prol do ambiente.
Este ano nos foi atribuída Menção Honrosa, no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira”, para o recém publicado livro “Para Sempre Vilarinho da Furna”!

A cerimónia de entrega dos prémios será em Lisboa.
Com muita honra, recebem o prémio os autores: Luciana Castelli e Manuel de Azevedo Antunes.
“Um Tesouro Literário que Capta a Essência de Vilarinho da Furna”, o livro vem eternizar a memória e a riqueza etnográfica, da referida aldeia comunitária, submersa nos anos 70, devido à construção de uma barragem.

O livro foi desenvolvido por Luciana Castelli, tendo por base textos científicos de Manuel Antunes, presidente da AFURNA – Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna e relatos de pessoas da comunidade. Já as ilustrações foram criadas pela Betweien, a partir de fotos reais, feitas pelos autores.
Uma leitura que agrada a todos e a obra pode ser adquirida aqui.