Exposição “Fios e Mãos Que Tecem a Vida” celebra o patrimônio cultural do Linho Artesanal

You are currently viewing Exposição “Fios e Mãos Que Tecem a Vida” celebra o patrimônio cultural do Linho Artesanal

Em cada fio de tecido, uma história ganha vida!

É com imenso orgulho e gratidão que compartilho um momento único e significativo que foi capturado pelas lentes talentosas do fotógrafo Gonçalo Delgado. Na foto, veem-se as minhas mãos delicadamente segurando uma lançadeira, imersas no ritual atemporal de trabalhar o linho num antigo tear.

Esta imagem, fez parte da Exposição “Fios e Mãos Que Tecem a Vida”, organizada pela inspiradora e então Eurodeputada e Madrinha da marca “Lindo Linho”, Isabel Estrada Carvalhais, é uma honra ímpar que nunca imaginei receber!

Cada traço em preto e branco revela não só a beleza do processo artesanal, mas também a riqueza do nosso patrimônio cultural.

O que esta foto simboliza, além de homenagear o Projeto de Requalificação do Linho Artesanal, é mesmo o poder da tradição, da conexão com a terra e da importância de preservar as técnicas ancestrais.

Que através dela possamos celebrar a arte do trabalho manual e honrar aqueles que mantêm viva a chama da nossa história.

Muito grata a todos que estiveram e ainda estão comigo nesta jornada: Rosa Afonso, Manuel Antunes, Ana Genoveva Araújo, Helena Rebelo Gomes, Rosangela M. Dos Santos, Seixos Brancos – Artes e Ofícios Tradicionais de Covide, Tatiana N. Teixeira. e em especial à AFURNA – Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna, pelo apoio incondicional de sempre!

Os quadros com as fotos me foram oferecidos após o término da Exposição “Fios e Mãos Que Tecem a Vida” e cedidas por mim ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna!

Juntos, tecemos os fios que unem o passado, o presente e o futuro!

Deixe um comentário